CNTur: mais de 30 anos de história e realizações para as empresas do Turismo

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) é a entidade máxima de representação do setor do Turismo no Brasil, a quem estão filiados oito federações de turismo e 130 sindicatos patronais de todo o País.

Juntos, este grupo de entidades defende os interesses de mais de 3 milhões de empresas, que geram mais de 8 milhões de empregos no Brasil. São filiados à CNTur os segmentos nacionais de hotéis e todos os tipos de meios de hospedagem, de restaurantes comerciais e coletivos, bares e todos os tipos de empresa fixa de alimentação preparada, de casas noturnas e de lazer, de organizadores de eventos, de parques temáticos, de agências de viagem e operadores de turismo, e de clubes esportivos, sociais e de recreação.
Cerca de 1.200 empresários e profissionais do Turismo participam de Diretorias ou Conselhos da CNTur, contribuindo com o corpo executivo da entidade na orientação, criação e na condução de ações e iniciativas voltadas para a defesa de um ambiente de negócios cada vez mais favorável às empresas, de forma que a atividade turística possa utilizar todo o seu potencial e contribuir de forma mais contundente para o crescimento da economia nacional.

A história da CNTur tem início em 1985, quando um grupo de empresários decidiu desvincular-se do grupo de representação do Comércio por entender que as especificidades do Turismo demandavam uma atuação própria, especializada, com ações mais eficazes e capazes de atender às necessidades reais do setor.

A decisão pela criação de uma confederação específica para o Turismo foi sacramentada em novembro daquele ano, durante uma reunião do Conselho de Representantes da então Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares realizada no município gaúcho de Gramado – coincidentemente, um dos maiores exemplos de turismo do País serviu de palco para o nascimento da entidade que, anos mais tarde, ganharia o reconhecimento dos empresários, do sistema jurídico e de autoridades públicas.

Na ocasião, a iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos sindicatos filiados. E assim surgiram as três primeiras federações estaduais, que deram origem à Confederação Nacional de Turismo: Fhoresp, de São Paulo, Fhoresc, de Santa Catarina, e Fenactur, de âmbito nacional. Na sequência surgiram as federações dos Estados de Minas Gerais e da Bahia.

Pin it