Festival de Música tem como objetivo escolher canção que represente São Paulo

Festivais de música sempre tiveram um papel muito importante no Brasil, refletindo os desejos da nação por meio de canções, dando voz à realidade do País. Foi assim nos anos 60 e 70, quando as músicas, na sua maioria de cunho social e político, eram cantadas em festivais e ecoadas por um público apaixonado. E a cidade de São Paulo sempre foi palco para os principais acontecimentos, com seus famosos Festivais de Música Popular Brasileira. Com a mesma ambição, a Expomusic – Feira Internacional da Música, a Central de Apoio às Escolas de Músicas (CAEM), a Associação Brasileira de Música (Abemúsica) e o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) lançam exclusivamente o Festival “São Paulo é Tudo de Bom, a Expomusic Também”.

Dividido em duas fases, uma regional e uma finalíssima a ser realizada durante a Expomusic, maior feira do setor do País que acontece de 21 a 25 de setembro no Anhembi, o Festival tem como objetivo revelar novos talentos e criar uma nova música que represente São Paulo, com o tema “São Paulo é tudo de bom”.

Maria Amélia Abdalla, Gerente de Negócios e Relacionamento da Francal Feiras, promotora de eventos responsável pela realização da Expomusic, acredita que o ambiente é propício para o surgimento de uma nova voz para a cidade. “No período de realização da feira, São Paulo se torna em um verdadeiro mundo da música. Já estávamos planejando a realização de um festival que envolvesse as escolas de música dentro da feira e, ao sabermos da intenção do SPCVB em criar uma campanha para a escolha de um novo tema para a cidade de São Paulo, pensamos: ‘Por que não nos unirmos e tornar o festival temático e autoral?'”. Maria Amélia ainda explica que a Expomusic classifica o Brasil entre os maiores países que promovem evento nesse segmento, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Alemanha e China.

Os interessados em participar devem se inscrever por meio do site www.escolasdemusica.com.br, no link ‘Festival’. Nele, deverão preencher o formulário com o link da música postada no youtube. As bandas concorrentes devem ter de 3 a 7 participantes, sendo no mínimo dois inscritos em uma mesma escola de música e um profissional, podendo ser professor ou diretor da escola de música. Nesta fase, que vai até 21 de agosto de 2016, bandas do Brasil inteiro poderão se inscrever para participar.

Valéria Forte, da CAEM, acredita que o festival oferece a oportunidade a amadores de se colocarem num patamar profissional. “Teremos uma grande participação de todas as regiões do Brasil haja vista que São Paulo desperta o que há de melhor em nós. Estilos variados, ritmos regionais e urbanos, teremos uma riqueza de opções. Já vejo dificuldades para os jurados”, brinca Valéria. Os jurados irão avaliar, em todas as etapas do Festival, adequação ao tema, arranjo, afinação, sincronia, dicção e postura.

Passada a primeira fase, serão escolhidas 14 canções, divididas regionalmente, cujas bandas deverão se apresentar na final, ao vivo, no palco Music Hall da Expomusic, uma área reservada para novos talentos, no dia 24 de setembro.

Toni Sando, Presidente Executivo do SPCVB, detalha que a campanha “São Paulo é tudo de bom”, frente da entidade voltada aos visitantes e paulistanos, conta com diversas fases e sempre encontrou na música um elemento essencial. “São Paulo é tema de canções memoráveis, de artistas reconhecidos internacionalmente, marcando a história da música brasileira. E o SPCVB constantemente envida esforços para resgatar esse espírito da cidade”. Toni Sando relembra o samba-enredo vice-campeão do Carnaval de 2008, feito pela Mocidade Alegre, “Bem-vindo a São Paulo. Sabe Por Quê? Porque São Paulo é Tudo de Bom”. “E, este ano, a Camisa Verde e Branco também apresentou uma proposta, com a canção ‘Boa Noite São Paulo'”, diz.

Para auxiliar na composição, o SPCVB preparou um hotsite especial, com conteúdos diversos sobre a capital paulista, em www.visitesaopaulo.com/expomusic. “Todo Brasil curte São Paulo: por sua diversidade, calor humano, seu perfil de metrópole, mas, ao mesmo tempo, preservando seu jeito de interior em tantos bairros espalhados na cidade. Um tema com muitas possibilidades e olhares múltiplos”, diz Valéria.

Todas as bandas inscritas receberão certificado digital de participação, assim como as escolas por elas representadas. As 14 bandas finalistas receberão medalhas na apresentação ao vivo e os três primeiros lugares receberão troféus. Para os três primeiros, ainda estão reservadas outras premiações, como final de semana em hotel de luxo para grande vencedora, entre outras. Regulamento, inscrições e mais informações se encontram em www.escolasdemusica.com.br ewww.visitesaopaulo.com/expomusic.

“A maior vitória será estimular os jovens a colocar a música como profissão e ao estudo da música. Ter como resultado uma canção que represente a cidade de São Paulo será um motivo de muito orgulho”, finaliza Maria Amélia.

 SERVIÇO:

EXPOMUSIC 2016 – 33ª FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA

DATA DE REALIZAÇÃO

De 21 a 25 de setembro de 2016.

HORÁRIO

21 a 24 de setembro 2016 – 13h às 21h

25 de setembro de 2016 – 13h às 19h

 Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi

Promoção e Organização: Francal Feiras

Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música

Apoio: I-Música – Instituto Abemúsica pela Educação Musical e Campanha A Música Quer Você

Pin it