VII Fórum CNTur das Entidades Civis e Sindicais do Turismo Brasileiro

O VII Fórum CNTur das Entidades Civis e Sindicais do Turismo Brasileiro fez parte da programação do 28º CIHAT e reuniu empresários e lideranças sindicais de todo o país. O Fórum foi conduzido por Nelson de Abreu Pinto, presidente da CNTur,e pelo presidente do Conselho Nacional das Entidades Civis e Sindicais da CNTur, Prof. Mário Beni, que passou a palavra a cada um dos representantes estaduais presentes. Foi debatida a consolidação da CNTur, o resultado do projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, parceria da CNTur com o Sebrae, a importância do Turismo Religioso, a necessidade do foco na sustentabilidade do setor, com a integração de todos os setores envolvidos direta e indiretamente na cadeia produtiva, além de outras diversas ações direcionadas para o setor.

O consultor Mário Petrocchi, presidente da ConCNTur-ES fez uma rápida apreciação sobre o atual quadro do turismo brasileiro, especialmente a implantação de uma política mais inovadora que busque regionalizar o setor incentivando os municípios a se conhecerem, despertando o conhecimento interno do país, como forma de despertar a atividade turística de resultados, valorizando o produto nacional.

A CNTur se propôs a ser a interlocutora qualificada e coadjuvante para a articulação de um novo modelo de gestão e as políticas públicas de turismo no Brasil precisam e devem ser repensadas em função da própria dinâmica da atividade e da reformulação das estratégias de desenvolvimento sustentável, voltadas para a regionalização. Se de um lado o governo federal, por meio do MTur, apresenta hoje uma estrutura institucional apta a planejar as diretrizes e eixos estruturantes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo; de outro, os Estados e Municípios ainda enfrentam frequentes dificuldades e obstáculos para aplicar e dar continuidade, em seus limites políticos territoriais, às diretivas prescritas e aplicáveis em suas respectivas conjunturas.

Estiveram presentes ao evento Nelson de Abreu Pinto, Presidente da CNTur; Estanislau Bresolin, Vice-Presidente da CNTur e Presidente FHORESC; Silvio Pessoa, Vice-Presidente da CNTur e Presidente da FeBHA; Mário Moraes, representando a FHOREMG; Paulo Gallindo, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte; Eduardo Boullosa, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará;  Helio Leal Lima, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Seguro; Paulo Montanha, Presidente do Sindetur Maranhão; Luíz Augusto Leão, Presidente do Sindetur Bahia; Américo Figueiredo, Presidente do Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Niteroi; Antomara Lima Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Itaparica; Antônio Portela, Presidente do Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador, Clarice Croop, Presidente do Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Sul; Prof. Dr. Mario Beni, Presidente do CENTUR e os Presidentes do Conselho das Entidades. Estaduais de Turismo da CNTur: Jaime Okamura (MT), Ricardo Peixoto (RR), João Ávila (SE), Álvaro Negrão (ES),George Teixeira (AC),Carlos Alberto Krause (RS), Noslin Almeida (MS), Mário Petrocchi (ES),Trajano Ribeiro (RJ), Elísia Lopes (PB), Jean Paul (BA), Sabino Henrique (CE), Fábio Aguayo (PR), Liana Oliveira (MA), Jarbas Favoretto (SP), Dagoberto Koele (TO) e Tarcísio Smith (SC), que se manifestaram na ocasião levantando problemas e buscando apoio da CNTur para desenvolver o turismo regional. Também compareceram Wilken Souto, em nome do Ministro Henrique Alves, representando o Ministério do Turismo, e os Diretores da CNTur Antônio Henriques Branco, Sebastião Duarte e José Osório Naves.

Pin it