Francal cria feira para impulsionar negócios, gastronomia e preservação da memória da culinária japonesa

Não bastassem os números, a predileção do brasileiro pela comida japonesa, considerada pela UNESCO patrimônio da humanidade, já justificaria a realização da Japan Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática idealizada sob medida pela Francal Feiras

As franquias de comida japonesa tiveram em 2014 faturamento superior a R$ 411 milhões, com previsão de novo crescimento este ano. Os restaurantes japoneses no Brasil somam 3 mil e os asiáticos mais 500, segundo a Aregala – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas. Em São Paulo, enquanto as churrascarias somam 500 restaurantes, os japoneses já atingiram 750, de acordo com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo.

Atenta ao potencial de empresários interessados em investir na alimentação japonesa e nas atividades ligadas à alimentação saudável, o evento lançado pela Francal Feiras tem como objetivos incrementar os negócios, promover o intercâmbio de informações entre investidores e fabricantes brasileiros e japoneses, capacitar profissionais, debater os gargalos do comércio entre Brasil e Japão e preservar a identidade da culinária tradicional daquele país em especial.

De volta aos números: atualmente todos os estados brasileiros tem restaurantes japoneses – a população de japoneses no Brasil é estimada em mais de 1,6 milhão sem contar seus milhões de descendente, fora mais 200 mil chineses e 50 mil coreanos. Para atender esse imenso universo a Japan Food Show será mais que uma feira de negócios. Estão previstos extensa programação técnica e aulas de culinária com chefs estelares

A Japan & Asian Food Show é um evento profissional de negócios para a indústria e o mercado da culinária asiática, especialmente desenvolvido para atender a demanda do setor”, explica Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras. Abdala observa que os gargalos desse segmento de mercado incluem riscos de perda de referência da culinária japonesa devido a sua expressiva população.

A gerente do evento, Lúcia Cristina de Buone, identifica também a falta de atendimento com os requeridos padrões de excelência como um problema por conta da explosão da demanda. Lúcia Cristina acredita ter espaço para um evento anual dedicado à manutenção e aprimoramento das características tradicionais da culinária asiática. Como distorções ela aponta o sushi de pão e de coco, entre outros, e a falta de profissionais especializados.

Entre os expositores estão empresas de alimentos, indústria de pescados e saquês, massas e chás, acessórios de cozinhas, ambientação e administração, como franquias, logística e gestão. O público-alvo do evento é composto por restaurantes e temakerias, chefes e assistentes de cozinha, lojistas, bufês, centros gastronômicos, importadores, distribuidores e investidores.

Culinária japonesa

A culinária tradicional japonesa consiste em pratos preparados de arroz, sopa de misso (pasta de soja), peixe ou carne acompanhados de tsukemono (picles). Os temperos mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), wasabi (raiz forte), misso (pasta de soja), karashi (mostarda), mirin, saquê (bebida alcoólica a base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne).

Com o mar como vizinho, o japonês foi buscar nos peixes, moluscos e algas marinhas sua base alimentar. A carne foi introduzida no Japão no século 19, quando foram criados novos pratos utilizando também suínos e frangos. Originário da China, o macarrão tornou-se popular no Japão. Entre as variedades mais consumidas estão o soba (macarrão de trigo sarraceno), o udon e somen (macarrão de trigo). O lamen, um dos pratos mais populares, é preparado com caldo e servido com vegetais e fatias de carne, também é possível preparar o famoso yakissoba (macarrão frito) com o mesmo tipo de macarrão.

A bebida predileta dos japoneses é o chá verde. É servido durante as refeições ou em reunião de pessoas da mesma forma que o ” cafezinho”. Outras bebidas populares no Japão são o chá preto, o saquê (vinho de arroz), o shochu (aguardente de batata doce e trigo, principalmente) e o umeshu (licor de ameixa).

SERVIÇO:

Japan & Asia Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes e Culinária Asiática

Data: 3 a 5 de agosto de 2015 – das 11 às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul

Promoção e Organização: Francal Feiras

Colaboração Principal: Aliança Cultural Brasil – Japão

Apoio Cultural: Consulado Geral do Japão em São Paulo

Associado à: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil

Apoio Institucional:

Abresi – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo

Instituto da Pesca

CNTur – Confederação Nacional de Turismo

Aregala – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas

Sipesp – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado no Estado de São Paulo

Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo

Apta – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

www.japanfoodshow.com.br

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