Câmara instala Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo

Confederação Nacional do Tuirismo participou do evento e ofereceu um almoço de confraternização aos parlamentares e ao trade turístico

Para comemorar o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur), o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, ofereceu um almoço ao presidente da Frente, deputado Herculano Passos e representantes dotrade turístico bra-sileiro. O encontro foi realizado na sede da Confederação em Brasília e serviu para lançar uma Agenda Positiva entre a CNTur e a Frentur na busca do pleno desenvolvimento do turismo brasileiro, especialmente no incentivo à hotelaria e ao turismo em geral, com foco no crescimento e fortalecimento do setor.

A Frentur foi lançada no ultimo dia 11, no Congresso Nacional, em um evento que reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas os Ministros do Turismo, Vinicius Lages, e das Cidades, Gilberto Kassab, os senadores Lídice da Mata, (PSB-BA), Hélio José (PSD-DF) e Fátima Bezerra (PT-RN), os deputados federais Alex Manente (PPS-SP) – presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Magda Mofatto (PR-GO), Antônio Goulart (PDS-SP), o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena, prefeitos e representantes do trade turístico. O grupo se comprometeu legislar com políticas públicas em favor do setor.

A Confraternização

A Frente conta com a participação de mais de 250 deputados e senadores e tem, entre seus objetivos, incentivar o desenvolvimento da hotelaria e dos segmentos do turismo em geral, restaurantes comerciais e de refeições coletivas, lazer e divertimento, parques temáticos, gerando emprego, renda e a inclusão social nos estados e municípios brasileiros, em especial aqueles considerados estâncias ou com grande potencial turístico.

Durante o almoço oferecido pela Confederação Nacional do Turismo, o presidente da Frentur, Herculano Passos, falou das motivações para a criação da Frente. “Eu fui prefeito de Itu, que é uma Estância Turística, e também presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo – APRECESP. Sei o quanto o turismo ajuda no desenvolvimento de uma cidade. Agora como deputado quero unir e convergir para o bem comum, porque o país vai ganhar com nossas ações. Fomentando o turismo, nós vamos, inclusive, contribuir para o Brasil sair da crise, uma vez que este setor gera emprego e renda”.

O presidente da CNTur parabenizou o deputado pela participação expressiva do setor público, da iniciativa privada e representantes do Turismo no lançamento da Frente. “Em 40 anos neste meio, nunca vi um lançamento tão concorrido como o de hoje”, afirmou. Nelson Abreu Pinto também falou sobre a necessidade de desenvolver o turismo no Brasil com a ajuda da Frente. “De certa forma, o turismo ainda é novo no Brasil. Só em 2003 que o país ganhou um Ministério específico. Então, ainda dá pra se construir muito e nós temos vários projetos que queremos colocar nas mãos da Frente Parlamentar para trabalha-los no Congresso”. Explicou que o setor carece de políticas públicas para desenvolver o foco social e econômico do turismo.

Participaram do evento o senador Hélio José (PSD-DF), o presidente executivo do São Paulo Convention & Bureau, Toni Sando; o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara, o diretor de novos projetos da entidade, Luis Mario, a Diretora de Comunicação, Silvia Melo, o professor Mário Beni – presidente do Conselho Nacional de Turismo da CNTur, Reitor da Universidade Corporativa da CNTur/ABRESI e membro do Conselho de Ética da Organização Mundial do Turismo (OMT), o presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), André Bozola, e o gerente administrativo da entidade, Fernando Zuppo, o presidente do Jungle Fight, Walid Ismail, a secretária de turismo de Guarujá (SP), Keila Moreira, o presidente do CONJur, Nelson Luiz Pinto, o advogado Trajano Ribeiro, entre outros convidados.

Objetivos da Frente Parlamentar

A FrenTur tem por objetivo incentivar o turismo, gerando emprego, renda e inclusão social nos estados e municípios brasileiros, em especial aqueles com vocação turística. Também vai propor e acompanhar a tramitação de proposições de interesse do setor no Congresso Nacional. Os membros vão ainda trabalhar para promover o intercâmbio com parlamentos de outros países, visando aperfeiçoamento recíproco das políticas para o turismo, acompanhamento dos programas federais de interesse do segmento, os projetos e as decisões políticas que possam influenciar diretamente no crescimento e desenvolvimento do setor além de incentivar a implementação de frentes parlamentares correlatas nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Membros da Frente

Além do presidente Herculano Passos, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo é composta por mais de 250 Deputados Federais e Senadores, onde a diretoria executiva é integrada pelos seguintes parlamentares:

Senador Hélio José (PSD-DF) – Vice-presidente

Senadora Lídice da Mata (PSB-BA) – Vice-presidente

Deputado Alex Manente (PPS-SP) – Vice-presidente

Deputado Goulart (PSD-SP) – 1º Secretário.

 

Pin it