Trade turístico comemora 40 anos do SHRBS de Florianópolis

Nelson de Abreu Pinto, Michel Tuma Ness e Estanislau Bresolin foram homenageados pela criação da Confederação Nacional de Turismo.

Autoridades e personalidades do Trade, além de empresários do setor de turismo catarinense, estiveram presentes nas comemorações dos 40 anos do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS), no último dia 20 de novembro, no Lira Tênis Clube, na Capital.

Foram homenageados in memoriam Valter José da Luz, José Soares Sobrinho e Jorge Francisco Bruggemann, que participaram ativamente na criação do Sindicato, e também Nelson de Abreu Pinto (presidente da CNTur), Michel Tuma Ness (presidente da Fenactur e 1º vice-presidente da CNTur), e Estanislau Bresolin, presidente da Fhoresc, pela criação da Confederação Nacional de Turismo.


Para Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS, o momento foi de emoção e confraternização. Em seu discurso, destacou o pioneirismo da entidade. “É inevitável olhar para trás e constatar as grandes mudanças que a região de Florianópolis viveu neste período. Em 1974, a cidade não tinha sequer sua segunda ponte entre a Ilha e o continente e a ponte Hercílio Luz era uma travessia 100% útil à comunidade”, lembrou, também ressaltando os problemas da época, muitos resolvidos, e os desafios do futuro. “Um centro de convenções e a promoção do turismo de eventos são reivindicações antigas e alcançadas”, exemplificou.

O surgimento do SHRBS demandou um esforço conjunto e incessante para destravar diversos problemas, sendo atuante na internacionalização e melhoria do aeroporto Hercílio Luz, na duplicação da BR 101, na construção do Centrosul, na implantação dos acessos pavimentados às praias, entre várias outras obras estratégicas para o turismo e a sociedade local.

“Apesar disso, ainda precisamos de muito trabalho para incrementar nosso aeroporto de acordo com nossas necessidades, além de resolver o trânsito caótico da nossa BR 101, já saturada depois de sua duplicação, amenizar nossa mobilidade urbana e acabar, de uma vez por todas, com os problemas de energia elétrica, água e saneamento que sempre vêm nos assombrar a cada temporada”, concluiu.
A base territorial do SHRBS é extensiva também aos municípios de Águas Mornas, Biguaçu, Garopaba, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz e São José. A entidade conta com serviços de orientação técnica, jurídica e apoio nos dissídios coletivos de trabalho. Na área de saúde, o Sindicato oferece serviços gratuitos ou por meio de convênios, além de cursos gratuitos para incrementar a mão de obra do setor.

 

Pin it