Cidade espanhola leva o título de Capital Ibero-Americana de Gastronomia de 2016

CNTur continuará trabalhando e apoiando a candidatura das cidades brasileiras ao título.

Na Assembleia Geral da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, ocorrida no ultimo dia 15 de novembro, na cidade espanhola de Córdoba, foi decidido que o título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica será destinado à cidade espanhola de Mérida em 2016.

A decisão partiu da ideia de que o título de 2016 não poderia ser dedicado à cidade do Rio de Janeiro, concorrente da cidade espanhola, pois neste ano todas as atenções estarão voltadas para a realização dos Jogos Olímpicos. A Academia declarou ainda a importância de que o título venha para uma cidade brasileira, e espera receber novamente a candidatura do Rio em 2017.

A Confederação Nacional do Turismo, presente no evento através do seu Diretor Executivo e membro conselheiro da Academia Brasileira de Gastronomia, Enio Miranda, seguirá trabalhando e apoiando a candidatura das cidades brasileiras ao título. Segundo Enio, no evento estudou-se a possibilidade que venham a ser agraciadas sempre duas cidades por ano, uma na Europa e outra nas Américas. O título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica gera negócios e movimenta o setor gastronômico, como vem ocorrendo com a cidade de Córdoba (título de 2014), e já sentido na movimentação do setor gastronômico mexicano da cidade de Guanajuato (título de 2015)

A cada ano o título é dedicado a uma das cidades dos países de cultura Ibero-Americana.

Pin it