II Fórum CNTUR de Meio Ambiente e Turismo Sustentável no Brasil reúne experts no assunto

Carta 2014 de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro será elaborada no evento

A sustentabilidade de um destino turístico é alcançada através da qualidade e isso inclui, entre outros fatores, respeito ao meio ambiente, promovendo sua viabilidade econômica, ambiental e social. Os destinos ou empreendimentos que investem no turismo sustentável geram trabalho e renda não somente hoje, mas, principalmente, para as gerações futuras. Para alcançar o sucesso e promover o desenvolvimento sustentável é preciso planejar, implementar e agir.

Com essa preocupação, foi criado o Fórum CNTUR de Meio Ambiente e Turismo Sustentável que, em 2014, chega à sua segunda edição. No ano passado, a Gestão Ambiental e Sustentabilidade no Turismo foi amplamente debatida. Para o evento desse ano, foram convidados outros especialistas na área de Sustentabilidade como o presidente da ANEPE – Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva, Sr. Hélcio Honda, que irá abordar o tema Pesca Esportiva e seus reflexos na preservação ambiental e no incremento do Turismo Brasileiro.

O presidente da ABESCO – Associação Brasileira das Empresas de Serviços e Conservação de Energia, Sr. Rodrigo Aguiar, irá falar sobre Eficiência Energética : Projetos para o Setor de Turismo.

O Diretor Executivo da CNTur, Enio Miranda, falará sobre o Sistema da Confederação e seus aspectos institucionais e fundamentos para o Turismo Sustentável.

Segundo José Valverde Machado Filho, diretor do Meio Ambiente da CNTur, esse 2º.Fórum dará continuidade ao processo de concepção, articulação e implementação das diretrizes do Turismo Sustentável brasileiro abordadas em 2013. A partir das análises dos especialistas, pretende-se dar o tratamento adequado na relação entre Turismo e Meio Ambiente, destacando a relevância dos temas, suas potencialidades e os impactos ambientais negativos, agregando e desenvolvendo a Carta de Sustentabilidade.

Valverde destaca ainda a importância da discussão e a participação do poder público e da sociedade na concepção de políticas para a aplicação do conceito de Turismo Sustentávelna promoção e desenvolvimento do setor.

O 2º. Fórum CNTur de Meio Ambiente e Turismo Sustentável acontece no dia 30/09 no Plenário ABRESI, dentro do 27º. Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo – CIHAT

Pin it