CNTur faz parte da Pastoral do Turismo Nacional

Ministro do Turismo se compromete na elaboração de projetos sociais voltados ao desenvolvimento do turismo religioso.


(Alfredo Gimenes e Ministro do Turismo Vinicius Lages)

Com o tema “Turismo, caminho de evangelização”, a Pastoral do Turismo, que integra o Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu, entre os dias 11 e 13 de setembro, 40 representantes das Dioceses de todo o Brasil, com o objetivo de refletir sobre o caminho da evangelização realizado pela Pastoral, motivando cada Diocese a ter sua própria estrutura de atuação nos meios turísticos.

A Confederação Nacional de Turismo, agora também participa junto à Pastoral do Turismo Nacional através do seu consultor, Alfredo Gimenes, que já atua para o Desenvolvimento do Turismo Religioso Brasileiro, na cidade de Aparecida – SP, e foi escolhido para ser um dos novos membros integrantes da nova Coordenação da Pastoral do Turismo do Brasil, dentro do GT – Grupo de Trabalho da CNBB

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, participou do encontro e falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Pastoral. O arcebispo de Maringá, referencial da Pastoral do Turismo, Dom Anuar Battisti, destacou que será criada uma Coordenação Nacional composta por cinco membros, que se reunirão em novembro para dar sequência aos projetos. “A constituição dessa Comissão foi um dos principais pontos do encontro”, explica o Arcebispo.
Os participantes enviaram uma carta às Dioceses do Brasil, na qual sugerem a estruturação da Pastoral do Turismo.

O evento também contou com a presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lages, que recebeu a carta dos participantes com os desafios e propostas do setor. Lages prometeu atender à solicitação sobre a representatividade da Pastoral do Turismo nas reuniões referentes ao assunto. Comprometeu-se ainda estabelecer uma parceria para a elaboração de projetos sociais voltados ao desenvolvimento do turismo nacional e, especificamente, do turismo religioso, trabalho este que já vem sendo realizado pela CNTur através da Sede Nacional para o Desenvolvimento do Turismo Religioso Brasileiro na cidade de Aparecida (SP).

O encontro marcou novas parcerias a serem realizadas.
A continuidade dessas ações se dará na 1a Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo em Aparecida, no dia 27 de setembro, no auditório do Santuário Nacional.

Mais informações: http://romariaprofissionaisdoturismo.com/

Pin it