Turismo expande programa de qualificação internacional

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o ministro da Cultura, Comunicações e Esportes do Reino Unido, Sajid Javid, assinam em 23 de junho, na Embaixada do Reino Unido, um memorando de entendimento para um programa de qualificação internacional que beneficia futuros profissionais de turismo. Nesta primeira etapa, 50 estudantes brasileiros serão selecionados para um curso de três meses em diversas instituições britânicas, entre elas Exeter College, da Universidade de Oxford. O início do curso está previsto para dezembro.

Outros 60 alunos brasileiros de turismo vão para a Espanha dentro do mesmo programa de qualificação. O curso também será realizado entre dezembro e fevereiro, no período de férias letivas no Brasil. Todas as despesas dos estudantes serão arcadas pelo governo federal. O conteúdo engloba aulas teóricas, práticas e reforço à fluência no idioma.

A seleção dos interessados será feita pela Capes com base na nota do Exame Nacional do Nível Médio (Enem) e avaliação da proficiência em idiomas. Todas as informações sobre a seleção serão disponibilizadas no portal institucional do Ministério do Turismo. O piloto do projeto internacional de qualificação do Ministério do Turismo foi realizado em Portugal, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, quando 50 alunos participaram de um curso voltado para o turismo na Universidade de Setúbal.

A escolha desses dois países deve-se ao fato de ambos serem grandes receptores de turistas, além de terem o reconhecimento pela qualidade de suas instituições de ensino superior. Com o programa de internacionalização do turismo, o MTur deseja ainda ampliar o número de profissionais capacitados em inglês e espanhol, uma característica desejável para o setor.

“A ideia é agregar profissionalismo à hospitalidade natural do brasileiro para aumentarmos a competitividade do nosso turismo e otimizar o legado da Copa do Mundo a longo prazo”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Pin it