Turistas Emergentes Visitam Mais o Brasil

Os turistas dos países emergentes do grupo Brics estão ampliando sua participação no fluxo de turistas internacionais para o território brasileiro. O percentual do conjunto de visitantes da China, Índia, Rússia e África do Sul que vieram ao país a lazer ou a negócios cresceu 45,15% de 2010 a 2012, de acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo.

O crescimento mais expressivo foi da China, atualmente o maior emissor de turistas do mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT). O salto foi de 74% de 2010, quando 37,8 mil chineses desembarcaram no Brasil, até 2012, com chegada de 65,9 mil turistas daquele país.

A participação da Rússia no receptivo brasileiro cresceu 37,41% no mesmo período. Quinto maior emissor de turistas do mundo, o país enviou ao Brasil 15,3 mil visitantes em 2010, e outros 25,1 mil, em 2012.

A Rússia é o segundo maior do grupo Brics, que também inclui o Brasil, superando o percentual de aumento de turistas indianos, de 17,3%, e de sul-africanos, de 8,1%.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, considera importante atrair esses visitantes que, a cada dia, aumentam sua participação no mercado de viagens internacionais. Ele avalia que estratégias como articular a implantação de novas rotas aéreas de longa distância, criar produtos específicos e aumentar a divulgação do Brasil nesses países, ajudam a manter o crescimento.

Apesar do aumento da sua participação no receptivo brasileiro, os países Brics ainda não figuram na lista dos principais países emissores de turistas para o Brasil. A lista é liderada pela Argentina, seguida dos Estados Unidos, e de países sul-americanos e europeus.

Fonte : MTur

Pin it