Brasil está entre os melhores destinos do mundo

Pauta MTur
Brasil está entre os melhores destinos do mundo

O Brasil e a cidade do Rio de Janeiro estão entre os melhores destinos do mundo na avaliação dos internautas, de acordo com a rede social Minube, uma das maiores comunidades de viajantes e turistas da internet, visitada por mais de 30 milhões de viajantes.

A rede social lançou um prêmio, o Social Destination Awards, que vai coroar os melhores destinos e as melhores fotos enviadas pelos internautas. Até o dia 23 de fevereiro os participantes podem votar e enviar fotos para o endereço http://www.minube.net/sdawards.

O Brasil está entre os dez países mais votados e o Rio de Janeiro entre as 15 cidades do mundo que mais receberam votos até o momento. Os prêmios das melhores fotos variam entre 250 dólares e mil dólares. Os finalistas serão escolhidos por um júri internacional de blogueiros de viagem, fotógrafos e jornalistas.

O país tem motivos para estar no topo da lista. O Brasil é considerado primeiro do mundo em atrativos naturais de acordo com um ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.

O setor de turismo de negócios e eventos é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essas finalidades, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer.

O Rio de Janeiro é a cidade mais visitada pelos estrangeiros que vêm ao Brasil em busca de lazer e recebeu 1,6 milhão de turistas internacionais, segundo o último estudo do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Para a Copa do Mundo, são esperados 413 mil estrangeiros e outros 841 mil brasileiros visitando o estado. A cada três turistas em movimentação pelo país, dois passarão por alguma cidade do Rio durante o evento, segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

“As cidades-sede estão se preparando para receber bem os turistas da Copa. Pela experiência, o Rio de Janeiro, um de nossos cartões postais, é uma referência para os visitantes”, disse o ministro Gastão Vieira.

O Rio tem uma das melhores infraestruturas do país para os turistas. No Ano Novo recebeu dois milhões de pessoas na orla de suas principais praias e para o Carnaval espera 900 mil turistas. A maior concentração, no entanto, aconteceu durante a Jornada Mundial da Juventude, quando 3,7 milhões de pessoas visitaram o Rio.

No Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito é um dos principais destinos de aventura e ecoturismo do país. No ano passado, a cidade foi eleita o melhor destino de turismo responsável no mundo ao vencer o prêmio World Responsible Tourism Awards, em Londres, durante o World Travel Market (WTM), um dos maiores eventos de turismo do mundo.

Suas paisagens naturais, com rios próprios para mergulhos, grutas e cavernas oferecem condições para atividades de lazer aquático, passeios em trilhas, banhos em cachoeiras e modalidades de turismo de aventura. Em 2012, 242 mil turistas estiveram no município visitando as atrações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério do Turismo

Pin it